(27) 3345-0732
Rua José Alexandre Buaiz, 190, Ed. Master Tower Enseada do Suá, Vitória/ES

Notícias

  • PROCESSO SELETIVO DAS VAGAS DE 2022 DO IFES ESTÁ SENDO CONTESTADO NA JUSTIÇA FEDERAL

    foto IFES.jpg

    O acesso às vagas dos Cursos Técnicos Integrados do IFES para o ano de 2022, conforme Edital publicado pela instituição, será mais uma vez realizado na modalidade “Análise do histórico escolar”, repetindo o que foi feito ano passado em razão da pandemia do Coronavírus.

    O Instituto registrou que a realização de prova geraria um custo muito elevado, em função dos protocolos sanitários que deveriam ser cumpridos para sua aplicação.

    Outra justificativa seria o alto índice de abstenção do ENEM 2020, que poderia se repetir na prova do IFES.

    Instado por inúmeras reclamações de pais de alunos descontentes com essa modalidade de avaliação, o Ministério público resolveu acatar as justificativas do IFES e não judicializar a questão.

    Um dos alunos prejudicados com a decisão do Instituto, endossada pelo MP, resolveu  contestar na Justiça Federal essa modalidade de seleção.

    Essa modalidade de avaliação tem inúmeras anomalias e fere princípios constitucionais e normas legais. O candidato não pode ser submetido a uma avaliação de atos pretéritos, praticados quando o mesmo sequer sabia que seriam levados em consideração para uma concorrência pública. Não houve previsibilidade.

    Além disso, sabemos que cada escola possui um método de ensino e nível de exigência para com seus alunos, o que inviabiliza a criação de um ambiente igualitário para os candidatos.

    A pandemia não acabou, é certo, mas o momento atual é marcado pelo retorno das atividades presenciais em Escolas e nos eventos em geral. Abandonar o sistema de aplicação de prova que vem sendo utilizado há décadas somente seria justificável por evento de calamidade sanitária, como ocorreu em 2020. Não há espaço para repetir no momento atual, de vacinação pujante.

    O acesso à escola pública se dá por mérito. E esse mérito só pode ser avaliado com a aplicação da mesma prova a todos os interessados, inclusive para os cotistas.

    Esse foi o tema da entrevista concedida para a Rede Gazeta em 25/10/2021 pelo sócio fundador Edwar Barbosa Felix, a qual pode ser assistida através de acesso ao link: https://globoplay.globo.com/v/9982499/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar. Mesmo em curto período de tempo, a entrevista abordou de forma suscinta os motivos pelos quais a sociedade não pode aceitar a utilização de um modelo de seleção que não acompanha a evolução das medidas sanitárias atuais.