Notícias do AJ

Futuro da economia capixaba em pauta

Abreu Júdice realiza live com grandes nomes para debater sobre as perspectivas de setores importantes do Espírito Santo

Aconteceu, na última segunda-feira (13), a live “O Futuro da Economia Capixaba” que reuniu diversos especialistas e grandes nomes do empresariado do Espírito Santo para discutir e analisar cenários durante e após a pandemia.

O evento foi organizado pelo escritório Abreu Júdice e teve o sócio Rodrigo Júdice como mediador. Os convidados foram o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro, o presidente do Sindicato do Comércio Exterior, Sidemar Acosta, e o CEO da ISH Tecnologia, Rodrigo Dessaune.

A pandemia causada pela Covid-19 proporcionou um grande impacto econômico na economia brasileira. Segundo Léo de Castro, o Espírito Santo possui diversas vantagens competitivas, mas é na infraestrutura que o estado alcançará um novo patamar de desenvolvimento.

“Os portos do Estado são altamente especializados, temos os melhores portos para celulose, siderurgia, mineração, mas precisamos de melhores portos para carga geral, para atender toda a atividade econômica”, afirmou o presidente da Findes

Seguindo a ideia iniciada pelo Léo de Castro, outro assunto abordado foi o comércio exterior. O presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, afirmou que o estado possui vantagens neste modelo econômico, mas precisa se reinventar para gerar competitividade, principalmente aderindo a modelos mais eficientes e online.

“Nós temos infraestrutura e uma localização geográfica privilegiada, além de operadores logísticos com uma equiparação moderna e eficiente, mas podemos ir além”, disse Sidemar.

A última pessoa que palestrou no evento online foi o CEO da ISH Tecnologia, Rodrigo Dessaune, que ressaltou a importância das empresas se remodelarem para um negócio mais assertivo e tecnológico.

“A maioria dos modelos de negócio voltados para pessoas físicas já está adaptado ao mundo online, em contrapartida dos modelos B2B, voltados para empresas, que estão vendo a necessidade de se adaptar agora em pandemia. Estamos passando por uma digitalização forçada, que é diferente de transformação digital. A transformação digital é ligada à mudança de mindset e isso ainda precisa ser melhor desenvolvida”, afirmou ele.

A live mediada pelo Rodrigo Júdice, advogado e juiz do TRE-ES, e organizada pelo Abreu Júdice Advogados, garantiu um maior entendimento da situação econômica do estado e os caminhos que podem ser seguidos. O público pode conferir a gravação completa no canal do escritório acessando aqui.

Voltar