Notícias do AJ

Rodrigo Júdice representa o Espírito Santo no maior encontro de saneamento ambiental das Américas

O sócio do Abreu Júdice foi convidado como palestrante e discutiu as questões de saneamento nas grandes metrópoles do país

Com a palestra sobre as lições dos desastres ambientais – da prevenção à recuperação –, o sócio do Abreu Júdice Advogados Associados, juiz eleitoral e procurador do Estado do Espírito Santo, o advogado Rodrigo Júdice, participou do maior encontro de saneamento ambiental das Américas, o Congresso ABES/Fenasan 2017, que aconteceu de 01 a 06 de outubro, em São Paulo.

Sob o tema "Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”, o evento se construiu como uma das etapas preparatórias fundamentais para o Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Brasília, em 2018.

Rodrigo ministrou um caloroso debate sobre o caso da Samarco, suas lições, prevenção e recuperação. Na palestra, o advogado enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo (Iema) durante os primeiros meses após a tragédia na estruturação das medidas de monitoramento, de recuperação e de restauração da bacia hidrográfica do Rio Doce.

Júdice destacou também a importância do modelo jurídico do acordo celebrado entre os estados de Minas Gerais, do Espírito Santo, União Federal e as empresas controladoras da Samarco. Como destaque, citou a gerência e a aplicação dos recursos destinados aos projetos socioeconômicos e socioambientais, executados pela Fundação Renova, pessoa jurídica de direito privado, devidamente constituída para imprimir ritmo, velocidade, transparência e eficácia aos referidos projetos, junto à promoção de assistência social aos impactados.

Por fim, o advogado lançou uma reflexão sobre o modelo de governança dos processos de licenciamento de barragens no Brasil, que impõe urgentemente a necessidade de aperfeiçoamento e socialização das informações coletadas a fim de oferecer mais segurança para a sociedade. “O grande desafio hoje na recuperação da bacia do Rio Doce é conectar os trabalhos de emergência com o futuro, oferecendo um desenvolvimento sustentável para toda região”, ressaltou Rodrigo.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (Aesabesp), o congresso expôs as inovações tecnológicas para o setor, bem como debateu políticas públicas e ampliou a redes de contatos profissionais, interagindo com especialistas e profissionais do Brasil e do exterior.

Sobre o evento

Realizado há 28 anos consecutivos, o encontro acena como um promissor cenário de otimização de negócios e investimentos para o saneamento e demais setores de infraestrutura.

O evento contou com um público de 4 mil congressistas técnicos vindos de todos os estados brasileiros e mais de 20.000 visitantes de todo o Brasil e exterior, com profissionais da Alemanha, Áustria, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Israel, Itália, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Turquia e Uruguai.

Informações à imprensa

Raquel Rampon
R2M Comunicação e Marketing
(27) 3026-0225
Voltar